Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

14/09/2017

Minha adesão à Via do Santo Nome



"O Oriente Bizantino [...] designou como “Prece de Jesus” todo tipo de invocação centrada no nome literal do Salvador. Essa invocação assumiu diferentes formas específicas dependendo de se o nome era usado sozinho ou inserido em fórmulas mais ou menos desenvolvidas. Sempre coube, porém, a cada indivíduo determinar sua própria forma de invocação do nome, no Oriente a invocação acabou cristalizando-se na fórmula “Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim, pecador”, mas esta fórmula nunca foi nem é a única. Qualquer invocação repetida, em que o nome de Jesus forme o núcleo e imprima sua força, pode ser autenticamente a Prece de Jesus no sentido Bizantino. A pessoa pode dizer, por exemplo, “Jesus Cristo”, ou “Senhor Jesus”. A mais antiga, a mais simples e, em nossa opinião, a fórmula mais fácil consiste apenas na palavra “Jesus” usada sozinha."

"O nome de Jesus, quando começa a se tornar o centro de nossa vida, carrega todo o resto consigo. Mas não devemos imaginar que a invocação do nome seja um “atalho” que nos dispensa da purificação ascética. O nome de Jesus é em si um instrumento de ascetismo, um filtro pelo qual só passam os pensamentos, as palavras e as ações compatíveis com a realidade viva e divina que este nome simboliza. O crescimento do nome em nossa alma implica uma diminuição correspondente de nosso “eu” separado, uma morte diária de nossa auto centralidade, da qual deriva todo pecado."

"Se nos apegarmos ao nome de Jesus, poderemos receber a bênção especial que a Escritura promete, 'Volta-te para mim, tem piedade de mim: é a justiça para os que amam o teu nome [Salmo 119,132]'. E possa o Senhor dizer a nós o que ele disse a Saulo: 'Ele foi escolhido por mim como um vaso, para carregar meu nome [Atos 9,15]'."

Excertos do livro A Prece de Jesus,
de Pai Lev Gillet (Um monge de Igreja Oriental).

Senhor Jesus Cristo, eu creio no poder do Vosso Santo Nome. Ele é âncora que me segura a Vós, como também um elevador que me leva a Vós e Vos traz a mim, meu Salvador e Esposo de minha alma. É também um vaso de ouro puro no qual encerro tudo e todos, assim como a mim mesma, com todas as minhas preocupações, anseios, potenciais, alegrias, sofrimentos, misérias, pecados, tudo, e aos Vossos cuidados misericordiosos confio. Envolva-me e preencha-me com Vosso Santo e Doce Nome, JESUS! Seja ele minha bandeira, coroa e escudo. Seja minha aliança de amor con'Vosco desde agora e para toda eternidade. Amém!

Pai Nosso, Ave Maria, Glória...
14/09/2017. 
______________

NOTA: Essa adesão foi realizada após muita reflexão e leitura de livros e publicações instrutivas, e acima de tudo após período de exercitação a fim de me decidir acerca da fórmula de invocação do nome de Jesus, como também para me certificar se realmente sou chamada a esse caminho de ascese. Ninguém que queira seguir a Via do Santo Nome se sinta obrigado a fazer essa oração de adesão. Ela é muito pessoal e escrevi para mim mesma porque me senti impelida a fazê-la.
Gratidão
Author Image

Meri Pellens
Cristã, mãe e blogueira com necessidades físicas especiais. Busco viver cada dia como único, valorizando todos os momentos com olhos fitos no Senhor. Amo trabalhar com blogs e artes digitais.

Um comentário:

  1. Que belo e riquíssimo momento querida amiga que partilhou ,que Deus cuide e ilumine sempre a nossa vida ,desejo-lhe uma semana muito abençoada ,muitos beijinhos no coração felicidades

    ResponderExcluir