Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

27 de abr de 2014

Como criar boas postagens em um blog

Para glória do Senhor Jesus!

A parte mais importante de um blog é o conteúdo. Um design bonito e funcional também é importante, porém se o blog não tiver um conteúdo criativo e bem elaborado, dificilmente conseguirá leitores de qualidade que o leia com frequência considerável.

É muito simples criar uma postagem bem feita em um blog. No entanto a criatividade e coerência irá depender sempre de quem escreve. Vou mostrar hoje uns segredinhos que na minha opinião dão maior valor a uma postagem.
1. Alinhamento do texto
Dê preferência ao alinhamento justificado quando você for escrever textos como narrativas, crônicas, enfim, textos de forma geral. O alinhamento justificado deixa o texto mais elegante e profissional. 
2. Imagens que ilustrem o conteúdo
Sabemos que uma imagem pode dizer mais que mil palavras. Muitos leitores são atraídos a lerem o post apenas pela imagem. Saiba então escolher uma imagem que ilustre da melhor maneira possível o conteúdo da sua publicação. Tenha sempre no mínimo uma imagem para sua postagem, mas tome também cuidado com os excessos, a não ser que seu blog tenha por foco a exposição de imagens, tipo um fotoblog, ou se você for um cartunista, etc.
3. Título
Crie um título exclusivo para cada postagem com o menor número de palavras possível, e que sempre enfoquem o conteúdo da publicação. Evite ultrapassar uma linha e meia. Isso ajudará os mecanismos de busca colocarem seu post em destaque, caso seja pesquisado algo relacionado ao seu conteúdo.
4. Parágrafos
Os parágrafos são muito importantes para a leitura de um texto não ficar enfadonha e confusa, assim como uma correta pontuação. Dê o espaço de uma linha para expor uma nova ideia dentro do mesmo assunto a ser publicado, criando assim um novo parágrafo.
5. Marcadores e tags
Muito importante não esquecer de dar para cada postagem seus devidos marcadores e tags. Eles facilitarão os mecanismos de busca a encontrarem sua publicação, como também ajudará o visitante a navegar em seu blog e encontrar posts que não aparecem mais na página inicial. Lembre-se: Marcadores são o assunto em que se enquadra a postagem, enquanto as tags são palavras-chaves dentro do assunto da postagem. PS: No Blogger só é possível dar marcadores para as postagens.
6. Revisão ortográfica
Uma boa revisão ortográfica é essencial se você deseja que seu conteúdo seja levado à sério. Errar é humano, mas que não seja por negligência, né? Na dúvida, consulte um dicionário. Escreva as palavras inteiras. Nada de pensar que sua postagem é um bate-papo e que não fará mal em abreviar umas palavrinhas. Se estiver com pressa, deixe para publicar outra hora, outro dia, contudo, por favor, não publique sem antes fazer uma boa revisão ortográfica.
7. Não seja plagiador
Quanto ao uso de imagens e textos alheios, é importante tomar cuidado com os créditos pessoais. Seja criativo! Seja competente! Elabore seu próprio conteúdo e use imagens próprias. Mas, enfim, se for utilizar imagens e citações da internet, dê SEMPRE os créditos se souber a autoria. Nunca, jamais, em hipótese alguma poste qualquer coisa alheia como se fosse criada por você. Isso é plágio e plágio é crime. Evite dores de cabeça, ok?
___________________________

Por hoje é isso. 
Beijoka!
Gratidão
Author Image

Meri Pellens
Cristã, mãe e blogueira com necessidades físicas especiais. Aprendiz e amante viciada de xadrez, busco viver cada dia como único, valorizando todos os momentos com olhos fitos no Senhor. Amo trabalhar com blogs e artes digitais.

11 comentários:

  1. Ótimas e bem uteis dicas! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Muito boas as suas recomendações. Gostei.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Sempre com dicas essenciais Meri!
    São clássicas, nunca morrem e sempre é bom relembrar!!
    Estava com saudades de vir aqui e sempre é bom retornar!
    O blog ficou lindo de lilás!! Amei!!
    Muitos beijos, obrigada pelas dicas e tenha uma semana maravilhosa!! :)))))

    ResponderExcluir
  4. Muito bem explicado, gostei. BjóKawanami

    ResponderExcluir
  5. Meri, gostei muito. Parabéns, professora!
    Um beijo,
    Manoel - Blog do Óbvio

    ResponderExcluir
  6. Oi, Meri!
    Justificar o texto não custa nada e melhora a disposição para ler. Quem gosta de chegar em um ambiente bagunçado?
    Beijus,

    ResponderExcluir
  7. Ola querida amiga!
    Estava com muitas saudades de suas dicas, seu post como também o blog estão de parabéns, queria agradecer por essa ajuda incrível. Eu como os demais blogueiros sempre estamos pesquisando a forma ideal para maior qualidade em um post, e você por sua vez, trouxe dicas valiosas para quem trabalha nessa área.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari, estava procurando como deixar de seguir um blog, e encontrei você passei por uma semana bem triste e que um blog pornografico entrou no meu e eu não sabia como tirar lo então tive a idéia de procurar no Google .
    Vim aqui para dizer obrigada você não sabe o quanto você me ajudou, parabéns pelo seu blog muito bom .bjos

    ResponderExcluir
  9. eu disse :MORDIDA!

    quer dizer, quis, mas mordi a língua.

    ResponderExcluir
  10. Olá, querida Meri
    Tanta coisa boa neste post... gostei muito!!!
    Bjm fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  11. Tudo o que você aqui ensina
    é muito importante. Obrigada por isso.
    Bj.
    Irene Alves.

    ResponderExcluir